TEXTOS PARA CLÁUDIA



Profissões Diferentes

Hoje em dia é possível encontrar muitas profissões e algumas delas são bem diferentes do que estamos acostumados a ver. Vou falar de algumas delas:


- O lixólogo que é especialista em criar soluções para o gerenciamento de todos os tipos de detritos (sólidos, líquidos ou gasosos), desde aqueles gerados em casa aos produzidos em hospitais e indústrias.


 - O “Cheirador” de automóveis: analisam e controlam os odores dos veículos que saem das fábricas.


- Mediador de mídias sociais: monitora comunidades virtuais, blogs, fóruns e outras ferramentas de interação de organizações na internet e intranet.


Trendspotter: caçador de tendências, que investiga idéias que tendem a ser impactantes e que possam virar produtos, bens ou conceitos (em tecnologia, mídia e eletrodomésticos, por exemplo).


Contador de Histórias para dormir: um hotel  em Londres contratou um homem para ler histórias para seus hóspedes no momento de irem dormir. O livro é escolhido pelos hóspedes e então a historia é contada.

FOTÓGRAFO 


Hoje vou falar sobre uma profissão que eu considero muito interessante. A profissão do fotógrafo. Meu pai éfotógrafo e por isso convivo com um profissional dessa área desde pequena.
    A fotografia tem varias áreas, alguns fotografam a natureza, outros eventos, outros são fotógrafos de modelos e etc.. Ela tem valor pelo fato de marcar momentos de importância. Desde que foi inventada, a foto tem sido um elemento importante para podermos ver e relembrar a historia de nossos antepassados.
   Essa profissão exige que você tenha a sensibilidade em perceber como ficaria a luz, o enquadramento, as cores e também é preciso ter criatividade e saber lidar bem com criticas e com a pressão.
    Ser fotógrafo faz com que você se torne mais detalhista e perceptivo o que te traz uma visão melhor sobre as coisas.
    No caso do meu pai, ele fotografa eventos como aniversários e casamentos, mas gosta de fotografar animais e a natureza como hobby.



A MULHER NO MERCADO DE TRABALHO

       Uma série de pesquisas mostra que a participação da mulher no mercado é cada vez maior. Elas ganharam espaço até mesmo nas áreas mais masculinas, como nas metalúrgicas e indústrias químicas. Entre 1985 e 1997, a presença das mulheres neste setor cresceu 1,3% ao ano. Já nos cargos de chefia, nos últimos anos aumentou em 30% o número de mulheres atuando na área, o que demonstra que o preconceito em relação ao sexo feminino vem diminuindo.
    O homem ainda tem resistência a liderança da mulher por razões culturais, mas isso está diminuindo a cada dia. Os cargos de chefia mais ocupados por mulheres são os de gerente de marketing, setores administrativos, recursos humanos e área de telemarketing. 
   Sejamos realistas, não é fácil ser mulher na sociedade atual ainda que já tenha melhorado muito.